Mecânica dos Fluidos - Equação de Clapeyron - Parte 1 ... o que é?
- Tecgº Caio Fillipe
- 11 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de dez. de 2020
1. Introdução
A Equação de Clapeyron, também conhecida como Equação dos Gases Ideais ou Gases Perfeitos relaciona, segundo o estudo da Termodinâmica, as grandezas: Pressão (Pa), Volume (m³), Número de mols (mol), Constante universal dos gases perfeitos ( Pa . m³ / mol . K) e Temperatura (K). Segue abaixo a expressão proposta por Clapeyron:

Para entender essa expressão, será necessário compreender algumas condições de ensaio feitas e registradas em obras de referência, como: Equação Geral dos Gases e também as relações existentes nas demais Leis físico-químicas proposta pelos seguintes pesquisadores:
Lei de Boyle
"Considerando um sistema fechado e temperatura constante, a pressão absoluta é inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás".
Trata-se de uma parábola.

Nota: Esta condição é aceita quando a T = constante.
Lei de Charles
Considerando um sistema isobárico - cuja pressão é constante - temos uma relação entre volume x temperatura, na qual o volume de uma certa quantidade de gás é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta. Trata-se de uma equação da reta.
.
Assim, podemos comparar as duas Leis: Boyle e Charles e observar o comportamento do gás nos dois casos, conforme retratado abaixo.

Nota: Esta condição é aceita quando a P = constante.
Lei de Gay-Lussac
Conhecida também como Lei Volumétrica dos Gases, esta Lei segue a condição normal de temperatura e pressão, e com isto os gases seguem uma proporcionalidade de seu volume em função das duas primeiras grandezas.
Na figura 5, temos a proporcionalidade entre volume e temperatura considerando a pressão constante.
Na figura 6 temos três casos de pressão e o comportamento gráfico do gás. Neste caso, é importante observar que quando a pressão aumenta o volume decai, mostrando-se inversamente proporcional.

Nota: Esta condição é aceita quando a V = constante.
Consideraremos o valor da "Constante Universal dos Gases Perfeitos" da Equação de Clapeyron na Parte 2.
Espero que todos tenham gostado. Compartilhem com seus amigos! Ajude a divulgar conhecimento!
Comentários